Livro


Números

- 28 entrevistas
- 40 horas de gravação (voz)
- 30 minutos de vídeo
- 36 horas de viagem
- 6 cidades

O livro
No livro, são Ageu e Leônia. Mas poderia ser o vizinho, um primo, um amigo, uma tia, ou o próprio leitor. “Amor do Mundo” fala de obstáculos, dores e alegrias da vida. A despedida e a chegada. O rural e o urbano. O passado e o presente. A antiga casa que não volta mais. A saudade contida em cada imagem do álbum de fotografia. A esperança, a expectativa por dias melhores. E, página a página, nas impressões do narrador e nas palavras dos entrevistados, a obra exercita o que a gente sabe a respeito de nosso passado por meio deuma prática em geral associada aos avós ou tios mais velhos: o contar.

Nos anos 1940, Ageu saiu de Corrente, a 900 quilômetros de Teresina, no Piauí. Leônia de Aracati, a algumas horas de Fortaleza, no Ceará. Ele partiu no lombo do jumento Rochedo. Ela embarcou em um navio. No Rio de Janeiro, os dois se conheceram. Não é aí, porém, que a trama começa, nem termina. Apesar de o livro ter um ponto final, as descobertas a que ele leva, aliás, podem fazer você acreditar que essa história jamais tenha terminado.

Os paradoxos do desenvolvimento do país e dos seres humanos

Na sociedade da tecnologia de ponta, predominam as mudanças velozes, os produtos descartáveis e a falta de tempo. Este livro fala deoutra época. Ainda que o autor tenha encontrado pessoas mais jovens como fonte, boa parte dos entrevistados tem entre 80 e 96 anos. São homens e mulheres que viveram em cidades sem energia elétrica, tomaram banho de rio porque não existia chuveiro e dormiram debaixo de uma árvore para descansar em viagens mais longas.

Amor do Mundo começa no interior do Brasil e continua por uma grande metrópole. Vivencia os paradoxos do amadurecimento do país e dos seres humanos – o antes e o depois das máquinas, o antes e o depois de cada experiência de vida. Ao mesmo tempo, o livro evidencia os sentimentos, os sonhos e a concretude. Por falar do amor e do mundo, este livro também é a história de todos nós.

Saiba mais em http://livroamordomundo.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário