Texto Institucional

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Nesta seção, você encontra:

Livro
- Primeiro capítulo do Livro Institucional da PUC-Rio

Releases
- Brasilveículos de portas abertas para o consumidor
- Brasilveículos investe em Responsabilidade Social e Conscientização
- O taxímetro não pode parar

Site
- Empreendimento Sandlake, da JM Saldanha Construtora

Primeiro capítulo do Livro Institucional da PUC-Rio


História e Missão

Pessoas, momentos e lugares marcantes ficam na lembrança dos homens por algo singular que possuem. A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, a PUC-Rio, é um desses exemplos capazes de tornar-se referência para um indivíduo, uma cidade e a história de um país. Reconhecida em todas as avaliações dos órgãos governamentais pela qualidade de ensino e excelente nível do corpo docente, a PUC-Rio ganhou, ao longo de sua história, projeção nacional e internacional como centro de pesquisa e desenvolvimento humano e científico.

Dedicada a propostas inovadoras e à cultura, a Universidade sempre esteve em sintonia com o presente e as vanguardas do ensino. Tanto que, em 1968, liderou uma importante reforma universitária que serviu de modelo para todo o país. A reforma consagrou a pesqusa como um dos objetivos principais da instituição e abriu portas para a visão interdisciplinar, reforçando a relação entre pesquisa e ensino. Foram criados também os departamentos e o regime de créditos acadêmicos, que propiciaram maior integração entre os diversos cursos e flexibilidade nas matrículas.

Mais do que oferecer educação, a PUC-Rio assumiu como dever a tarefa de dar assistência à comunidade, fundamentada nos valores da ética cristã, da solidariedade e do respeito humano. A instituição permite o debate, a livre expressão e o aperfeiçoamento de idéias. É o espaço para realizações, superação de desafios e amadurecimento de seus alunos.

Esses ideais inspiraram a fundação da PUC-Rio. Sua história começou quando o Papa Pio XI incumbiu o então Cardeal Dom Sebastião Leme de fundar a Faculdade Católica. Em novembro de 1938, a idéia era viabilizar um centro de cultura de ensino superior, semelhante ao que se via nas universidades católicas tradicionais da Europa. Em outubro de 1940, foi obtida autorização do governo brasileiro para a abertura das primeiras faculdades: Filosofia, Ciências e Letras; e Direito, que funcionavam em um prédio ao lado do Colégio Santo Inácio, na rua São Clemente, em Botafogo.

Em 1946, a Escola de Serviço Social se integrou às Faculdades Católicas. Com a união das três unidades, pôde-se criar a Universidade Católica. No ano seguinte, por decreto da Santa Sé, a Universidade Católica do Brasil passou a ser Pontifícia, recebendo o nome pelo qual é conhecida até hoje. O primeiro a ser nomeado reitor foi o padre Leonel Franca, que, ao lado de Alceu Amoroso Lima, San Tiago Dantas, Sobral Pinto e Dom Hélder Câmara, foi um dos fundadores da instituição. Estes professores ilustres constavam entre os nomes da mais alta intelectualidade brasileira.

Assim, desde o início de sua história, a PUC-Rio é dirigida por profissionais competentes, que tratam a educação do país como um tema sério. Pessoas que, por acreditarem no ensino como forma de progresso científico e amadurecimento do ser humano, dedicam sua vida à transmissão do conhecimento com qualidade.

Esse modo de pensar a educação foi estimulado e propagado através dos anos, sendo muito bem assimilado pelas novas gerações. A Universidade, dessa maneira, ganhou uma cultura própria. E são os compromissos com a responsabilidade e a tradição que tornam a experiência acadêmica dos alunos algo marcante e único.

Releases da Brasilveículos
 
Brasilveículos de portas abertas para o consumidor

Empresa investe em relacionamento para aumentar satisfação dos clientes

A Brasilveículos – seguradora de automóveis do Banco do Brasil, que comercializa o BB Seguro Auto – constrói sua estratégia de relacionamento com os clientes sobre três pilares: gerenciamento eficiente dos canais de atendimento ao público, geração de relatórios com os dados obtidos no contato com os consumidores e implementação de melhorias baseadas nessas informações.

Uma das principais inovações da empresa, e que contribui para o sucesso desse trabalho, foi a criação da Ouvidoria BB Seguro Auto, em 2005, na qual o próprio Presidente da companhia, Fernando Barbosa, é o Ouvidor. Esse fator agiliza a aprovação das melhorias necessárias e faz com que os consumidores se sintam mais prestigiados.

– O foco da empresa é no cliente. Buscamos nos aproximar dele, facilitar seu contato conosco, por meio de diversos canais. Em muitos casos, não basta enviarmos uma carta como resposta. É necessário fazer uma ligação ou conversar com o cliente pessoalmente. Isso significa humanizar o relacionamento. Somos uma empresa diferente, destaca Fernando Barbosa.

Além da Ouvidoria, com a Central de Sinistros e o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) , criados em 2005, e a Central de Apoio às Agências do Banco do Brasil , inaugurada em 2003, a Brasilveículos aprimorou o gerenciamento das informações obtidas no contato com os clientes. Cada canal é uma oportunidade de colher dados que possam ser transformados em melhorias.

As reclamações e as dúvidas dos consumidores são organizadas em relatórios bimestrais, os quais são analisados pelos gerentes de cada área da companhia e publicados em um sistema interno da empresa, ficando disponíveis a todos os funcionários. De julho de 2006 até abril de 2007, mais de 40 melhorias foram sugeridas, tendo por base os relatórios. Os gerentes têm prazo de cinco dias para elaborar um plano de ação com o objetivo de implementar as melhorias referentes ao seu setor. Em seguida, estabelecem prazos para cumprir suas metas.

A Brasilveículos organiza também fóruns internos, procurando aperfeiçoar o relacionamento com o cliente. No Fórum de Ouvidoria e Sinistros, são analisados diversos casos de atendimento. Há ainda o Fórum Jurídico, que busca detectar possíveis falhas e evitar reclamações. Os fóruns contam com a participação dos funcionários de diversas áreas da empresa, de forma integrada, o que é uma inovação no mercado.

Outro componente que contribui para o sucesso do relacionamento com o público é a pesquisa contínua encomendada pela companhia ao Instituto Red Flame, da PUC-Rio, para monitorar a satisfação dos clientes com a qualidade do serviço prestado no momento do sinistro. A pesquisa ouve, por mês, cerca de mil clientes que tenham sofrido sinistro.

Resultados da Ouvidoria

Com dois anos de atuação, a Ouvidoria BB Seguro Auto trata processos abertos em Procons, na Superintendência de Seguros Privados (Susep), demandas judiciais, reclamações à imprensa, casos em que o cliente não se sente satisfeito com a solução recebida ou quando manifesta desejo de falar diretamente com o Ouvidor. O prazo de contato com o cliente é de 24 horas, contadas a partir da data do registro da reclamação, e a Ouvidoria se compromete em dar resposta final e formal ao consumidor no menor tempo possível.

Para a Brasilveículos, os resultados dessa estratégia foram significativos. De abril de 2005, quando a Ouvidoria foi criada, a fevereiro de 2007, o índice de insatisfação com o atendimento recebido entre os clientes que tiveram uma Perda Parcial do seu veículo caiu de 15% para 5%. Os dados fazem parte da pesquisa para monitoramento da satisfação do cliente, realizada com clientes que sofreram sinistro no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Distrito Federal, Maranhão, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, Goiás, Ceará e Mato Grosso do Sul.

Brasilveículos investe em responsabilidade social e conscientização


A Brasilveículos – seguradora de automóveis do Banco do Brasil – desenvolve uma série de ações de responsabilidade social, que incentivam a cultura da prevenção no trânsito, a preservação do meio ambiente e, até mesmo, a geração de renda em comunidades.

Na Semana Nacional do Trânsito, em setembro, a empresa realizou uma atividade de conscientização sobre os perigos de se misturar álcool e direção. Atores contratados representaram uma cena em frente a casas noturnas do Rio de Janeiro, distribuindo 600 cupons-desconto no valor de R$ 10, para serem usados em corridas de táxi. Os cupons foram entregues a jovens que estavam consumindo bebidas alcoólicas.

Atuando na comunidade do morro do Juramento, na Zona Norte do Rio de Janeiro, há três anos, a Brasilveículos capacitou, em 2007, 20 pessoas para formação de uma cooperativa de serviços, por meio do curso Empreendedorismo e Cooperativismo. Em outro projeto, 15 crianças entre 6 e 12 anos têm aula de música e flauta doce, com um maestro contratado pela empresa. Além disso, em fevereiro deste ano, 12 mulheres da comunidade foram capacitadas no curso para cuidadores de idosos, o que lhes garante uma renda mensal antes inexistente.

À comunidade de Tubiacanga, na Ilha do Governador, no Rio, a Brasilveículos levou, em fevereiro, jogadores de vôlei patrocinados pela companhia. Os atletas conversaram sobre sua experiência no esporte com crianças moradoras do local.

No ano passado, o projeto Rede de Cidadania realizou cerca de mil atendimentos, com prestação grátis de serviços na área de saúde, orientação alimentar, assistência jurídica, documentação, beleza, oficinas de pintura, entre outros. As ações foram realizadas nas comunidades de Tubiacanga, durante um dia, e do morro do Juramento, durante dois. A próxima edição da Rede de Cidadania, que será a quarta, desde 2004, ocorrerá em novembro. Nas três edições realizadas até hoje, nas duas comunidades, foram realizados cerca de sete mil atendimentos.

A companhia também disponibiliza vagas para jovens do Programa de Profissionalização de Adolescentes. O foco é o desenvolvimento de um trabalho educativo e a inserção no mercado de trabalho de adolescentes moradores de comunidades de baixa renda e em risco social. Atualmente, nove jovens, entre 16 e 18 anos, realizam funções administrativas na seguradora. Eles têm aulas de capacitação em informática básica, participam de palestras sobre saúde e qualidade de vida, assistem a vídeos educacionais(temas: - AIDS e Sexualidade na adolescência), realizam visitas culturais e freqüentam cursos de telemarketing e atendimento ao cliente. Desde 1997, mais de 30 pessoas passaram pelo Programa, sendo que algumas delas foram contratadas e integradas em outras áreas da empresa.

O taxímetro não pode parar
BB Seguro Auto oferece vantagens diferenciadas para taxistas

Com o táxi enguiçado, não adianta nem ligar o taxímetro. Por isso, a Brasilveículos está oferecendo ao taxista, que não lucra se ficar com o carro parado, uma série de vantagens especiais na contratação do BB Seguro Auto, produto da companhia comercializado pela BB Corretora. O motorista ganha muito mais segurança e tranqüilidade para rodar na praça e transportar seus passageiros.

Se o Kit Gás é fundamental para a economia diária de combustível, a empresa pensou em uma alternativa exclusiva para facilitar a vida de seus clientes taxistas, que usam o Kit Gás com freqüência. No estado do Rio de Janeiro e na cidade de São Paulo, quem contrata o BB Seguro Auto tem descontos na vistoria anual obrigatória do equipamento.

Mas e se o táxi tiver que parar na oficina? O cliente não vai ficar na mão. A seguradora passa a oferecer, especialmente para esse público, novas opções de contratação da Garantia Adicional “Diárias por Indisponibilidade”, que concede ao taxista o pagamento de diárias por indisponibilidade do veículo segurado, devido aos sinistros previstos na cobertura contratada, e com valor de reparo superior ao da franquia. Além disso, já é possível a contratação da franquia majorada. Optando pela majorada, o taxista tem 15% de decréscimo no prêmio do seu seguro.

Já para táxis 0Km, a Garantia Adicional de pagamento do Valor de Novo por até seis meses, em caso de Indenização Integral, é grátis.

E não é só: os taxistas poderão aproveitar as isenções tributárias que obtiveram na compra do veículo para ter vantagens na hora de cotar seu BB Seguro Auto. Com informações sobre as isenções, o fator de ajuste pode ser adequado com maior flexibilidade, permitindo que o valor do prêmio fique mais acessível. Além disso, os taxistas não mais responderão ao Questionário de Avaliação de Risco (QAR). A única informação necessária para esses profissionais será a quantidade de condutores do táxi, seus nomes e CPFs.

Todo taxista preza pela manutenção adequada de seu instrumento de trabalho, o automóvel. E, por isso, também não poderia faltar entre as vantagens do produto exclusivo descontos especiais em serviços de manutenção e aquisição de peças para o veículo, nas maiores redes do país. Em caso de sinistros de perda parcial com carros de passeio nacionais, o segurado que escolher uma das oficinas participantes da promoção pode ter um carro reserva grátis até a conclusão dos reparos ou um desconto de 25% de desconto na franquia.

Mais informações sobre o BB Seguro Auto e seus benefícios estão disponíveis em www.bbseguroauto.com.br, onde também é possível acompanhar on-line o andamento do sinistro, simular cotações de renovação ou contratação e imprimir a segunda via do cartão, entre outros serviços.

Texto do Site do Empreendimento Sandlake, da JM Saldanha Construtora

http://www.sandlake.com.br/