Prêmio

Em 2009, Eduardo Shor ganhou o primeiro concurso literário promovido pelo Hillel-Rio. O Hillel é uma instituição judaica presente em cerca de 300 universidades americanas, com representação no Rio de Janeiro. Ao todo, mais de 50 autores encaminharam seus textos, com o tema Identidade Judaica de Portas Abertas. O texto de Shor foi escolhido por um júri composto pelos escritores Arnaldo Niskier e Moacir Sclyar, membros da Academia Brasileira de Letras (ABL).


Leia abaixo o texto:

Judeu Cearense

Nariz protuberante. Cabeça chata. Shulent ou baião de dois. Guefiltefish ou macaxeira. Chrein ou rapadura. Tudo junto? Haja estômago. Haja Deus. Haja milagre, meu Padim Ciço. Pois que o cearense e o judeu saem aos montes de sua terra natal e um dia sonham em voltar. Um dia, quem sabe? Os dois bem-humorados, que riem de si próprios, das desgraças por que passam. E choram. A seca ou o preconceito. A fome ou a perseguição. No violino ou na sanfona.

Um dia o mar vai virar sertão e o sertão vai virar mar, que vai se abrir e vai fechar. Bumba meu boi kasher. Bumba meu boi bum bum baticundumburucutun Aman. Baticundumburucutun. Aman. Baticundumburucutun. Até que um cabra (de repente, um sabra) de barba e capa preta, fantasiado de Marylin Monroe ou cangaceiro berra do altar uma estrondosa palavra em hebraico anunciando a liberdade no solo árido, com um berrante.

Amém. Amem. Ame teu próximo como a ti mesmo. De uma tora faça o fogo. De uma Torá preserve a chama da vida. Não a chama inquisitorial. Pois do arbusto em chamas o Eterno falou a Moisés, retirado das águas do São Francisco. Monte a cavalo por essas capoeiras desérticas da caatinga. Mantra, ouça, Israel. Desmonte o jumento de ouro. Monte Sinai. E desponte rumo à terra de Abrahão, que te mostrarei. A terra de Isac, Jacó, Severino, Virgulino, Cícero, Sara, Rebeca, Maria Bonita. A terra bonita que jorra leite, mel e carne de sol.

- Shulent: espécie de feijoada judaica, sem carne de porco e dentro dos preceitos da religião.

- Guefiltefish: bolinho de peixe, tradicionalmente servido no Ano Novo judaico.

- Chrein: molho picante, à base de raíz forte e beterraba, que costuma acompanhar o Guefiltefish.

- Kasher: significa “apto”. No caso da comida, refere-se ao alimento preparado de acordo com as leis judaicas.

- Aman: primeiro-ministro de Assuero, rei da Pérsia. Na história bíblica, deu ordem para o extermínio dos judeus locais. Na festividade de Purim, há a leitura em voz alta, da narrativa a respeito da história, celebrando-se a sobrevivência do povo. Toda vez que o nome Aman surge, é costume que os presentes na sinagoga façam barulho, em geral com chocalhos ou reco-reco, para abafar a pronúncia da palavra.

- Ouça, Israel: uma das principais rezas judaicas, em hebraico “Shemá, Israel”.

- Sabra: o israelense é conhecido como sabra, palavra derivada do idioma árabe para cactus – espinhento e duro por fora, mas delicado e sensível por dentro.